Educação

O PIPSE – Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar é um projeto integrado, com a duração de 36 meses (2023/2026), conducente à conceção, implementação e monitorização de atividades de valorização da igualdade de oportunidades e do respeito pela diversidade dos alunos, através de medidas que pretendem potenciar o sucesso escolar.

O Plano de Ação do PIPSE estrutura-se em 4 ATIVIDADES:

1) LEIRIA.TEAM: SIM, (JUNTOS) SOMOS MAIS CAPAZES! processo de formação e modelo de gestão das equipas multidisciplinares, constituídas por 36 técnicos/as superiores especializados/as, nas áreas da Educação, Psicologia, Terapia da Fala, Mediação, Psicomotricidade e Nutrição. As equipas multidisciplinares PIPSE municipais articulam-se com as equipas técnico-pedagógicas dos Agrupamentos de Escolas, com os coordenadores de ciclo e os docentes, com as equipas EMAEI e outros atores locais, desenvolvendo um trabalho colaborativo de apoio técnico especializado. Trata-se de uma intervenção de continuidade, dinâmica e co construída entre os pares, de acordo com o diagnóstico de necessidades, e implementada de acordo com o modelo conceptual MIPE – Modelo de Prevenção e Intervenção Precoce (e.g., Cordeiro & Paixão, 2021) – programa integrado de intervenção comunitária e tratamento precoce orientado para prevenir atempadamente o insucesso escolar e apoiar o trabalho de recuperação, promoção e consolidação das aprendizagens, promover a saúde mental e bem-estar em crianças de nível Pré-Escolar e de 1º CEB, incidindo a sua ação em crianças em situação ou em risco de insucesso e/ou abandono escolar, numa teia complexa e multideterminada de fatores de risco e de proteção, de natureza pessoal e contextual (escolar, familiar, comunitária), com influência mais distal ou proximal, de integração do número crescente de alunos migrantes, através de uma intervenção precoce, de promoção da saúde e do bem-estar físico e psíquico, respostas técnicas a problemas de fala e da linguagem, literacia e competências de leitura e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

2) LEIRIA.ON: TERRITÓRIO EDUCATIVO INNOVADOR visa a implementação de ações que criem ambientes educativos abrangentes, integrando a diversidade e a inclusão nos conteúdos e métodos pedagógicos e no quotidiano escolar, abordando os preconceitos e promovendo a inclusão, desde uma idade precoce, para ajudar a prevenir situações de bullying, violência e outras práticas discriminatórias, independentemente das suas raízes culturais e das suas origens, convicções ou experiências de vida. Inclui novos programas de inclusão social de crianças provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e grupos étnicos, tendo em vista, entre outros objetivos, a inclusão escolar e a educação, o bem-estar psicológico (ex. autoestima positiva) e o sucesso em tarefas de aculturação, como a aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada. Esta atividade incentiva à inovação pedagógica, com a criação de dinâmicas focadas na melhoria das aprendizagens (ex: literacias, matemática, ciência, artes, etc) e a novas dinâmicas de envolvimento das famílias e da comunidade, para o cumprimento de compromissos de melhoria, dividindo-se em subactividades de aprendizagens significativas transdisciplinares.

3) LEIRIA.TALKS: BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO visa a identificação, a partilha, a disseminação e a sistematização de boas práticas educativas, implementadas nos 10 Municípios da Região de Leiria, mas também através da realização de ações conjuntas de promoção do sucesso escolar, sobretudo para soluções socioeducativas que visem a integração de crianças imigrantes inseridas no sistema de ensino e de ações que promovam o desenvolvimento socioeducativo dos alunos mais vulneráveis e a educação para a cidadania. Nesta atividade as EM PIPSE, os professores, educadores e outros técnicos de educação, poderão encontrar contributos essenciais à construção do seu conhecimento científico e pedagógico e, consequentemente, ao seu desenvolvimento profissional. Trata-se de um espaço de partilha, no qual profissionais de diferentes áreas poderão abordar uma grande diversidade de temas. A equipa PIPSE da CIMRL assegura a comunicação e disseminação destas ações, através de canais de comunicação complementares, nomeadamente redes sociais e websites. A disseminação do conhecimento faz-se, ainda, através da produção técnico-científica nas áreas de especialidade do projeto, onde se inclui a elaboração de relatórios de monitorização da intervenção das EM e de avaliação de impacto dessas intervenções.

4) LEIRIA.REC: SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO visa sistematizar e avaliar os resultados das intervenções das EM e o impacto das ações realizadas pelos técnicos. A avaliação, recolhe e analisa evidências que permitem verificar em que medida o plano de intervenção respondeu às necessidades diagnosticadas. A monitorização do processo de implementação das atividades permite acompanhar a execução das medidas educativas implementadas pelas EM, tendo em conta o plano original e os objetivos traçados e efetuando as correções necessárias. Por último, a avaliação da eficácia ou impacto da intervenção das EM PIPSE especifica os efeitos do programa na redução do insucesso e na melhoria do sucesso escolar de qualidade, através de indicadores de sucesso definidos em coconstrução pelas EM e equipa de consultores da FPCE.

Nas 4 atividades integram-se subactividades/ações, todas de carater intermunicipal, em articulação e complementaridade com outros projetos educativos e outras medidas educativas, combinando medidas preventivas e de intervenção dirigidas aos níveis de educação pré-escolar e 1º CEB, dos 21 Agrupamentos de Escolas Públicas do território.

À semelhança dos anteriores PIICIE são desenvolvidas subatividades de âmbito diversificado, integrando dimensões como a educação científica, artística e empreendedora, a educação cultural e patrimonial, a educação para a inclusão social e para a interculturalidade e multiculturalidade, a educação para a cidadania e para a igualdade de género, a educação para a saúde, o bem-estar e o desporto, a educação ambiental e para a sustentabilidade e a educação para a segurança. Estas dimensões educacionais desenvolvem-se em áreas de ação estratégica, identificadas pelas escolas, como o estímulo à inteligência socio emocional e desenvolvimento pessoal, o envolvimento familiar e comunitário, a literacia emergente, a literacia da leitura, da escrita e da comunicação, a multiculturalidade e a cidadania, a tutoria e mentoria, as artes, expressões e cultura e a literacia digital e outras a identificar.

Objetivo geral:

Combater as insuficiências graves na qualidade das aprendizagens de uma parte significativa da população escolar, agravadas pela pandemia da doença COVID 19, contribuindo para a melhoria dos indicadores educativos, em particular nos territórios que revelam um progresso mais lento e que enfrentam novos desafios, designadamente os territórios com perda populacional jovem.
Objetivo específico principal:

Melhorar o aproveitamento das crianças intervencionadas ao nível da literacia de leitura, escrita, lógico-matemática e científica.
A apresentação dos resultados de aprendizagem (PE) e do rendimento escolar dos alunos (1º CEB) tem por base o referencial de avaliação específico de cada um dos ciclos de ensino. No nível Pré-Escolar, os resultados são apresentados com base na variável dicotómica presença vs. ausência de dificuldades nas áreas de conteúdo, tal como estão definidos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE: cf. documento de referência homologado pelo Despacho Nº 9180/2016 – Diário da República Nº 137/2016, Série II de 2016-07-19). No 1º CEB os resultados apresentam-se sob a forma de variáveis categoriais, expressas pelas menções qualitativas de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente, em congruência com o disposto no Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril, atinente a esta matéria).

O acompanhamento/monitorização, avaliação e impacto tem por objetivo sistematizar todos os indicadores, os resultados da avaliação do planeamento, da implementação e do impacto das ações, sendo importante para definir o impacto das intervenções e explorar as maiores dificuldades que persistam na persecução dos objetivos. É também útil para a definição de uma estratégia conjunta de programação a médio e longo prazo, no sentido de identificar boas práticas e fragilidades que orientem ações futuras, realizando-se, a nível municipal e intermunicipal, através do desenvolvimento de um conjunto de registos, que compreende o tratamento de dados estatísticos (nº de atividades executadas, produtos criados, grau de satisfação dos participantes, comunicações realizadas, etc).

O acompanhamento/monitorização e a avaliação das intervenções das EM é efetuado por uma equipa de consultores, que analisam os Relatórios produzidos pelas Equipas Multidisciplinares.

Entre outras evidências e contributos, a avaliação das intervenções das EM exerce-se em duas fases: 1) avaliação diagnóstica – inicial, que visa fornecer indicadores sobre o “estado de arte”, numa fase prévia à implementação do projeto; 2) avaliação de resultados e permite: reconhecer pontos fortes e pontos fracos das intervenções; rever estratégias e métodos de trabalho e contribuir para a formação dos atores participantes.

A análise e interpretação dos dados a divulgar a toda a comunidade educativa é efetuada pelos canais de comunicação definidos no Plano de Comunicação.

A gestão global, coordenação e articulação entre os diversos atores envolvidos na execução das atividades/ações é da responsabilidade da CIMRL, enquanto entidade promotora e executora.

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