Educação

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria – 2ª fase (2020/2023)

A CIMRL pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo de 2017/2018, nas escolas de educação pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico, através da valorização da experiência já adquirida, designadamente ao nível da articulação das intervenções das equipas multidisciplinares do PICIE com as escolas, as equipas EMAE e as comunidades envolventes ao contexto escolar, mas também o reforço e a uniformização de procedimentos e metodologias de caráter intermunicipal, fortalecendo a orientação para os resultados já alcançados com a 1ª fase do projeto, relacionados com o sucesso dos alunos no seu percurso escolar.

Resultados 2017/2020:


a)    Redução da taxa de alunos nos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário com níveis negativos (a pelo menos uma disciplina), dos anos curriculares abrangidos, executados na operação (Não considerámos o indicador isolado menção de insuficiente, mas o resultado compósito retenção no 2º ano de escolaridade 1º CEB).
Indicador parcialmente aplicável, uma vez que o público-alvo desta candidatura é o ensino pré-escolar e o 1º CEB. No entanto, podemos afirmar que a taxa de redução da percentagem de alunos com níveis negativos se traduz em 84% (do universo de 2.287 alunos do 1º CEB – 2º ano de escolaridade).

b)    Diminuição da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos, executados na operação, em pelo menos 25%.


· Atendendo aos resultados correspondentes ao nº de alunos em risco de retenção, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, de acordo com as intervenções das equipas multidisciplinares do PIICIE;


· Atendendo aos dados oficiais da DGEEC correspondentes, quer ao universo escolar (1º, 2º e 3º CEB + Secundário), quer ao 1º CEB (de forma isolada), nos 3 últimos anos letivos e embora ainda não existam dados oficiais para o ano letivo de 2019/2020;

Pode dizer-se que a CIMRL cumpriu o indicador de resultado a que se propôs na candidatura, isto é, redução da taxa de retenção e desistência em pelo menos 25%:

– de acordo com os dados da DGEEC relativos às taxas de retenção e abandono, no ano letivo 2016/2017 – ano de referência, observa-se uma taxa de 3,6%;

– de acordo com os dados da DGEEC relativos às taxas de retenção e abandono, no ano letivo 2018/2019, observa-se uma taxa de 2,2%;
Assim, verifica-se uma redução percentual efetiva de 35% para o universo de alunos da Região de Leiria, conforme se pode constatar no relatório da primeira fase do projeto.

O Programa de Ação do PICIE II – Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria – 2ª fase (2020/2023), contempla um conjunto de medidas educativas, orientadas para a promoção e potenciação do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar, traduzidas em 4 atividades principais, todas de caráter intermunicipal, com diversas propostas de subatividades e/ou ações, abrangendo as várias áreas de intervenção prioritárias: Educação para a Inclusão Social e para a Igualdade de Género, Educação para a Saúde, Cidadania e Bem-Estar, Educação para o Património e a Multiculturalidade e Educação para o Ambiente, a Ciência e as Artes (através da promoção do Conhecimento Científico, Tecnológico, Cultural, Artístico e Empreendedor).

ATIVIDADE 1 – LEIRIA.TEAM: SIM, (JUNTOS) SOMOS MAIS CAPAZES!


Visa dar continuidade e complementaridade ao trabalho de Potenciação do Sucesso Escolar da 1ª fase do projeto das Equipas Multidisciplinares municipais, constituídas por 37 técnicos superiores, com atuação nas áreas da educação, psicologia, terapia da fala, mediação, psicomotricidade, sociologia e nutrição.
Estas EM contribuem para o reforço dos técnicos especializados, que nas escolas de educação pré-escolar e no 1º CEB dão apoio às aprendizagens de crianças e alunos com dificuldades, nomeadamente ao nível das ‘Estratégias de desenvolvimento da consciência fonológica’ e ‘Estratégias de apoio à deteção e intervenção precoce’, num trabalho integrado e em rede.

As EM constroem produtos, ferramentas e materiais de suporte à elaboração de relatórios individuais das crianças e alunos sinalizados e efetuam a avaliação do resultado das intervenções, de acordo com as necessidades demonstradas. São também responsáveis pela capacitação da comunidade escolar (pais e encarregados de educação, auxiliares de educação, educadores e professores), no âmbito das ações que implementam.

  • ATIVIDADE 2 – LEIRIA.ON: TERRITÓRIO EDUCATIVO INOVADOR


Visa promover o desenvolvimento de atividades inovadores, dentro e fora da sala de aula, promover a inclusão, a educação para o património, a igualdade, a cidadania e a multiculturalidade, a saúde e bem-estar, o conhecimento das ciências experimentais, a educação pelas artes e a sensibilização para questões ambientais, etc, alimentando uma relação de proximidade e pertença, que contribua também para chamar os pais à comunidade escolar e à constituição de um conjunto de atitudes em relação à escola, e à importância das aprendizagens no percurso de vida dos seus educandos.

Neste âmbito, foram criados vários recursos, que podem ser consultados gratuitamente, pelos seguintes links:

ATIVIDADE 3 – LEIRIA.TALKS: BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO


Visa a criação de um espaço de partilha, no qual profissionais de diferentes áreas, no âmbito da sua atividade profissional, com impacto na educação, poderão abordar uma grande diversidade de temas.
A equipa PIICIE assegura a comunicação e disseminação dos eventos que venham a ser realizados através de 3 canais de comunicação complementares.
Um primeiro canal de comunicação externa, centrado na divulgação dos eventos e informação nos media, designadamente através das redes sociais e websites dos 10 municípios que integram a CIMRL e da própria Comunidade Intermunicipal:


· Facebook:
www.facebook.com/CIMRegiaoLeiria

. Websites institucionais:
picie.cimregiaodeleiria.pt

·  Youtube:
Equipa Intermunicipal PIICIE da Região de Leiria

A realização de seminários e webinares constitui, por si só, um segundo canal de comunicação e disseminação de conhecimento, orientado para a partilha de boas práticas e intercâmbio de experiências no âmbito de projetos educativos nacionais (e/ou internacionais).


O terceiro canal refere-se à disseminação do conhecimento, através da produção técnico-científica nas áreas de especialidade do projeto, onde se inclui a elaboração de relatórios trimestrais de monitorização das intervenções, a publicação anual de um estudo de avaliação de impacto do projeto para as metas do sucesso educativo (diminuição da retenção e abandono escolar), a intervenção em revistas científicas da especialidade e a publicação de um manual técnico que descreve o modelo concetual e operacional do projeto.

ATIVIDADE 4 – LEIRIA.REC: MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO


A monitorização e o acompanhamento das ações, no sentido de identificar boas práticas e fragilidades que orientem intervenções futuras, alimentam com dados o Observatório Intermunicipal do Sucesso Escolar (OISE). Este pressuposto, previsto na EIDT 2. – 1| Programa + Escola da CIMRL, assume-se como estratégico para a região, razão pela qual importa criar estruturas que permitam aos Municípios e estabelecimentos de educação, desenvolver um trabalho em rede que possibilite a transferência de conhecimento, centrado nas práticas.
O OISE tem por objetivo sistematizar os resultados da avaliação do planeamento, da implementação e do impacto das ações.

A Avaliação do Planeamento recolhe e analisa evidências que permitem verificar em que medida o plano de intervenção respondeu às necessidades diagnosticadas. A monitorização do processo de implementação das atividades permite acompanhar a execução das medidas educativas no território, tornando claro em que medida a intervenção alcançou os resultados esperados, tendo em conta o plano original e os objetivos traçados.

Por último, a avaliação da eficácia ou impacto da intervenção PIICIE especifica os efeitos do programa na redução do insucesso escolar e na melhoria do sucesso escolar de qualidade. Esta informação fundamenta a seleção de políticas e medidas educativas, a determinação do custo-eficácia da intervenção e a sua sustentabilidade ao longo do tempo, no sentido de perspetivar atuações mais sustentadas para a promoção da inclusão e do sucesso educativo, prevenindo o abandono escolar.

A operacionalização do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar da Região de Leiria está centralizada nas escolas, na educação pré-escolar (4.278 crianças) e no 1º CEB (8.853 alunos), num total de 13.131 crianças e alunos, distribuídos por 21 agrupamentos de escolas, com a colaboração de vários parceiros e dos municípios associados.

A CIMRL coordena todas as atividades (à semelhança do modelo adotado na 1ª fase), cabendo o acompanhamento e monitorização das mesmas a uma Equipa, constituída pela CIMRL, Municípios, Equipas Multidisciplinares, Agrupamentos de Escolas/Escolas e Centro de Investigação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra (contratualizado para o efeito).


O PICIE II inclui ações de capacitação, campanhas de sensibilização, informação e divulgação, intercâmbio e partilha de boas práticas educativas, bem como outras iniciativas, que promovam a aproximação dos alunos às suas comunidades, orientadas para a inclusão e para a igualdade.
O PICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2020/2022 conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Região de Leiria

A CIMRL, tem vindo a desenvolver um Programa de Ação Territorial para a Promoção do Empreendedorismo, uma área estratégica para o reforço do potencial empreendedor da Região de Leiria através de iniciativas em rede, com elevada amplitude e transversalidade sectorial que garantam os necessários suportes à dinamização e apoio ao empreendedorismo local.

No sentido do reforço do apoio ao empreendedor, foi criada uma Rede Regional de apoio ao empreendedorismo, constituída por diversas entidades da Região envolvendo as Câmaras Municipais, entidades de ensino, associações comerciais e empresariais, incubadoras de empresas, capacitadas para apoiar os empreendedores  a ultrapassar algumas das dificuldades que enfrentam.

Nesta área de intervenção, foram desenvolvidas ações de capacitação de empreendedores, com o intuito de prestar informações e esclarecimentos sobre várias áreas, desde a maturação de uma ideia de negócio, constituição de empresas, o plano de negócio, marketing e vendas, financiamentos, permitindo o arranque ou consolidação de ideias de negócio.

Foi também desenvolvida uma edição do concurso regional de empreendedorismo, para premiar novas ideias de negócio que surjam no nosso território e que são objeto de reconhecimento sendo também premiadas e divulgadas por toda a rede de empreendedorismo.

A nível das escolas é também desenvolvido um trabalho de sensibilização dos alunos, com o apoio fundamental dos professores, que durante um ano letivo têm oportunidade de ver abordados nas aulas temas relacionados com a criação de empresas, ideias de negócio, gestão e responsabilidades inerentes, que termina um concurso de ideias por Município, passando depois a uma final intermunicipal

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