Pombal

pombal

Pombal, um território com 626 km2, apresenta características singulares resultantes de uma pitoresca conjugação e que se estende desde a serra até ao mar. Com uma população de 51.178 habitantes (dados de 2021). Está dividido em 13 freguesias: Abiul; Almagreira; Carnide; Carriço; Guia, Ilha e Mata Mourisca; Louriçal; Meirinhas; Pelariga; Pombal; Redinha; Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze; Vermoil; e Vila Cã.

O município é limitado a Norte pelos municípios da Figueira da Foz e de Soure, a Este por Ansião e Alvaiázere, a Sudeste por Ourém, a Sudoeste por Leiria e a Oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico (Praia do Osso da Baleia). 

A sua paisagem conjuga o cenário montanhoso da Serra da Sicó, em contraste com a mancha verde da Mata do Urso, que esconde a praia dourada do Osso da Baleia. Terra de gente ilustre, nela respira-se uma história secular, rica em tradições e misticismo, com destaque para as freguesias de Abiul, Louriçal, Redinha e Pombal, todas com foral antigo e reconfirmado por D. Manuel I detentoras de um património monumental classificado.

Por entre a sua paisagem observa-se no concelho de Pombal o cenário montanhoso da Serra da Sicó, que esconde verdadeiras riquezas naturais e nos delícia com a rusticidade do seu rico património arquitetónico, contrastando com a leveza no olhar que nos proporciona a praia do Osso da Baleia, que escondida pela verde mancha da secular Mata do Urso, se estende até à linha do horizonte.

Uma terra de concelhos, se nos reportamos aos tempos em que dentro dos seus limites existiam quatro concelhos: o de Abiul, o de Louriçal, o de Redinha e o de Pombal, todos com foral antigo e reconfirmados por D. Manuel I e com património monumental classificado.


Do seu vasto património destacamos, na cidade, o seu castelo templário, símbolo da consolidação do território nacional e origem de Pombal, bem como a zona histórica onde ressalta a Igreja de São Martinho, local onde se assinaram as pazes entre D. Dinis e seu filho D. Afonso IV, por intermédio da Rainha Santa Isabel, primorosamente enriquecida por um belíssimo retábulo renascentista atribuído ao escultor João Ruão, ou ainda a presença marcante do Marquês de Pombal, projetada no seu Celeiro e Casa da Câmara, hoje museus municipais.

Close Search Window