Leiria

leiria

O concelho de Leiria, apontado como exemplo de economia pujante e dinamismo empresarial, tem no comércio, agropecuária e indústrias de cerâmica, plásticos, moldes e cimento a sua principal sustentabilidade.

Com mais de 128 mil habitantes (dados de 2021), Leiria é servida por quatro autoestradas (A1, A8, A17 e A19) e uma via de caminho-de-ferro, a Linha do Oeste. Um território de 565 km2 dividido em 18 freguesias: Amor, Arrabal, Bajouca, Bidoeira de Cima, Caranguejeira, Coimbrão, Colmeias e Memória, Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Maceira, Marrazes e Barosa, Milagres, Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira, Parceiros e Azoia, Regueira de Pontes, Santa Catarina da Serra e Chainça, Santa Eufémia e Boa Vista, e Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

O castelo, que data de 1135 e no qual chegou a residir o rei D. Dinis, e as Termas de Monte Real são dois polos que, a par da Praia do Pedrógão e do Abrigo do Lagar Velho (Menino do Lapedo) – sepultura infantil com perto de 25 mil anos indicado para monumento nacional -, concentram boa parte da atração turística do município.

No concelho fica também localizada a Base Aérea n.º 5 de Monte Real, na qual são preparadas missões sobretudo ao nível da Defesa Aérea e Ataque Convencional.

O Instituto Politécnico de Leiria é a instituição de ensino superior de maior relevância no distrito, possuindo cerca de 12 mil estudantes e quase um milhar de docentes espalhados por cinco escolas.

Conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1135, o castelo de Leiria é um dos ícones culturais e patrimoniais da cidade e do concelho, exibindo sobre a cidade um conjunto arquitetónico que integra o palácio real quatrocentista, a torre de menagem, a Igreja de Santa Maria da Pena, o espaço da antiga Colegiada, bem como os celeiros medievais e muralhas exteriores.

Bem perto, o município de Leiria deu morada a um dos grandes investimentos culturais em Leiria este século, o m|i|mo – museu de imagem em movimento, um espaço premiado em 2011 pela Associação Nacional de Museologia com uma menção honrosa na categoria de Melhor Museu Português e que acolhe eventos dedicados ao cinema e à fotografia.

No centro histórico, onde pontifica a emblemática Praça Rodrigues Lobo, a chamada Rua Direita tem nas suas margens o Centro Cívico de Leiria, local onde desaguou uma homenagem a Eça de Queiroz. Inaugurado em Outubro de 2012, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, representa não só um pilar estratégico para a afirmação de Leiria como terra de escritores, mas também um espaço de encontro geracional, com atividades dirigidas a jovens e pessoas de terceira idade.

À boleia do percurso desenhado pelo Programa Polis, é possível descobrir outra obra de arte, desta feita imaginada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Chama-se Moinho do Papel e resulta da recuperação e reabilitação do antigo moinho da cidade, no qual se preserva a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sócio-cultural, nomeadamente: moagem do cereal (milho, trigo e centeio) e produção artesanal do papel.

Para conhecer e apreciar Leiria, há ainda que percorrer um circuito que integre passagens pela Igreja da Misericórdia, Sé e Praça Rodrigues Lobo, na zona histórica, apreciar a altivez barroca da Igreja do Convento de Santo Agostinho, admirar a Igreja de São Pedro e parar no panorâmico Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.

A grande sala de espetáculos de Leiria é indiscutivelmente o Teatro José Lúcio da Silva, mas o Teatro Miguel Franco, no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, é outros dos palcos incontornáveis da cidade nas diversas artes do espetáculo, com destaque para a dança, teatro, música e cinema. 

Outro dos espaços emblemáticos é o renovado estádio municipal Dr. Magalhães Pessoa. Sujeito a obras de remodelação com a finalidade de acolher jogos de futebol do campeonato europeu de selecções em 2004, o estádio manteve a sua pista de atletismo. Um investimento justificado pela regular organização de provas internacionais, mas também pelo desempenho de excelência protagonizado pelos clubes e atletas de Leiria, que dispõem ainda do Centro Nacional de Lançamentos, junto ao estádio, numa das margens do rio Lis.

Close Search Window