Sistema de Mobilidade da Região de Leiria em funcionamento a partir de janeiro de 2024
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria apresentou hoje o seu Sistema de Mobilidade para o território. O Sistema abrangerá os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Haverá bilhete único, informação em tempo real dos horários, reforço da oferta entre Leiria e Marinha Grande, entre outras novidades.
Janeiro de 2024 é a data apontada para a entrada em pleno funcionamento do Sistema de Mobilidade da Região de Leiria, que abrange os 10 municípios do território.
A criação de um bilhete único para os dez municípios, o alargamento do serviço de transporte a pedido a todo o território e a instalação de dispositivos com informação em tempo real dos horários das carreiras urbanas são algumas das novidades do sistema, que contemplará também a disponibilização de novas linhas, com o reforço das ligações Leiria-Marinha Grande e Leiria-Pombal.
O sistema apresentado decorre da nova concessão serviço de transportes públicos, ganha pela Rodoviária do Lis, que terá a duração de quatro anos e que envolverá um montante superior a 25 milhões de euros. O serviço será assegurado por 115 autocarros, que farão as carreiras interurbanas, a que se somam 36 viaturas dos sistemas urbanos Mobilis (Leiria), Tumg (Marinha Grande) e Pombus (Pombal).
Na sessão realizada esta manhã, a CIM Região de Leiria assinou um contrato com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes formalizando a adesão à plataforma “1Bilhete.pt”, que vai permitir a integração da bilhética do Sistema de Mobilidade da Região de Leiria no sistema nacional.
Frisando que, de acordo com os dados dos Censos 2021, Leiria é a região do País que “nas deslocações [de casa] para o trabalho mais utiliza o automóvel ligeiro”, Pedro Pimpão, vice-presidente da CIM Região de Leiria, salientou a necessidade de alterar esta realidade nos próximos anos, reduzindo “significativamente” o uso do transporte privado e reforçando o uso dos transportes colectivos”. O autarca, entende que o Governo deve reforçar os apoios aos municípios, nomeadamente, através do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos e do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP), e apelou ao uma melhor distribuição dos valores.
“O nível de comparticipação para a Região de Leiria é de apenas de 1,2% (2,6 milhões de euros), o que compara com 62% para a Área Metropolitana de Lisboa (142,5 milhões de euros)”, apontou Pedro Pimpão, defendendo que se deve “olhar para estas diferenças territoriais” e “promover o transporte público a nível nacional”.