CIMRL|

A CIM Região de Leiria vai realizar, no próximo dia 25 de Fevereiro, às 16h15, no 
, em Leiria, a sessão de lançamento do projeto “Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Leiria”. 
Com este projeto pretende-se compreender os impactos das alterações climáticas na região, refletir e definir as linhas de orientação para a Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EIAAC) da Região de Leiria. A EIAAC terá como referência os objetivos e linhas orientadoras definidas no Quadro Estratégico para a Política Climática (QEPiC), no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), bem como na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC).
As alterações climáticas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos futuros sobre a nossa sociedade, economia e ecossistemas. Os estudos efetuados também indicam que Portugal se encontra entre os países europeus com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.
Alterações recentes no clima têm provocado impactos nos sistemas naturais e humanos em todos os continentes e oceanos. Os impactes de recentes eventos extremos, como sejam as ondas de calor, as secas, as cheias e os fogos florestais, demonstram a significativa vulnerabilidade e exposição de alguns ecossistemas e sistemas humanos à variabilidade climática.
No contexto Europeu, o Sul é a região onde é expectável um maior impacte negativo das alterações climáticas. Assim, Portugal com o seu clima mediterrânico, encontra-se entre os países europeus com maior vulnerabilidade.

Close Search Window