CIMRL|

O seminário, que terá lugar na sede da Fundação CESEFOR e que o público poderá acompanhar
, responderá à questão da ligação entre as alterações climáticas e os riscos naturais. Reunirá cerca de dez representantes dos territórios do programa SUDOE (França, Espanha e Portugal), bem como representantes de centros de investigação nas principais zonas montanhosas europeias.
Com mais de 12 palestras em 2 dias, os oradores abordarão as boas práticas, iniciativas e ações a serem implementadas para enfrentar os riscos naturais. Ao reunir os conhecimentos científicos, procurarão estabelecer uma governação comum, para melhor responder à gestão dos riscos ambientais.
Durante o evento, serão apresentados vários casos ilustrativos; exemplos concretos sobre agricultura intensiva ou pecuária (entre outros) serão utilizados para avaliar os impactes do Homem no ambiente e as soluções para lidar com os riscos naturais. Será também realizada uma apresentação exclusiva de um observador cartográfico, em tempo real, que oferece um avanço tecnológico na investigação e prevenção de riscos naturais. Graças à geolocalização, esta ferramenta é capaz de identificar, num mapa, incêndios ativos ou inundações, tornando-o num meio eficaz de sensibilização e alerta das populações para os riscos das alterações climáticas no seu território, bem como de apoio aos serviços de proteção civil.
Durante o seminário, será apresentada uma ferramenta cartográfica relevante para a prevenção e estudo dos riscos naturais, que tem por objetivo reunir, num único geoportal para web, toda a informação e ferramentas disponíveis para melhorar a gestão e prevenção dos riscos naturais nas montanhas do sudoeste da Europa. O Montclima visa promover a cooperação entre territórios, uma vez que os riscos naturais não têm fronteiras.
Esta iniciativa está integrada no projeto 
ofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa INTERREG SUDOE 2014-2020. Este projeto MONTCLIMA é liderado pela Comunidade de Trabalho dos Pirinéus e reúne uma dezena de atores interregionais: CREAF, NEIKER, CEREMA, CESEFOR, ONF, FORESPIR, IEA, IPB e a CIMRL. O projeto visa desenvolver a primeira estratégia conjunta e transnacional para a compreensão e prevenção dos riscos naturais nos três territórios. O projeto Montclima está alinhado com o acordo de Paris sobre alterações climáticas e com o quadro Sendai da ONU sobre redução de riscos naturais. 

Close Search Window