CIMRL|

Coincidindo com o Dia Mundial da Terra, o Projeto Europeu SUDOE Montclima organizou ontem, 22 de abril de 2021, o seu segundo seminário transnacional sobre “Estratégias de gestão e prevenção de incêndios florestais no espaço SUDOE”, em Leira, Portugal.
Das 9h00 às 13h00, numerosos oradores externos e associados ao projeto Montclima partilharam os últimos dados recolhidos sobre incêndios florestais e trocaram informações sobre as melhores práticas de gestão para aumentar a resiliência dos territórios do Sudoeste Europeu face ao risco de incêndios florestais.

Entre janeiro e agosto de 2020, 274.000 hectares arderam no território do Sudoeste da Europa (SUDOE). O tema do seminário e o local não foram escolhidos ao acaso. A região da Leira em Portugal sofreu grandes incêndios de nível 6, atingindo o triste recorde de 350.000 hectares devastados por incêndios em 2017. De acordo com os estudos apresentados, há um incêndio a cada três dias e 95% das causas dos incêndios devem-se ao fator humano.

Durante o seminário, foram apresentadas várias ferramentas técnicas de gestão e prevenção de incêndios: sensores para analisar o nível de humidade nas florestas, o índice IEP desenvolvido pela Météo France em colaboração com a Organização Nacional Florestal Francesa (ONF) para calcular o vento, assim como mapas para combinar a prevenção e a produção de madeira em florestas privadas. Além disso, foram apresentadas algumas técnicas simples para sensibilizar a população, tais como um código de boas práticas e conduta perante um incêndio florestal que ocorreu no País Basco.
Pode consultar mais informação,
, sobre o projeto, a realidade nos territórios dos parceiros e estudos piloto.

Close Search Window