CIMRL|

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leria (CIMRL) apresentou uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 

com um investimento inicial estimado de 2,5 milhões de euros, que será “parcialmente” financiado pelo PRR, no âmbito de uma rubrica para “apoio à produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis”. O restante valor será suportado pela CIMRL, em parceria com os respetivos municípios.

Este projeto, prevê a ligação entre as cidades de Leiria e Marinha Grande, através da implementação de um MetroBus (Leiria H2.Mobilis), transporte coletivo sustentável com recurso a autocarros movidos a hidrogénio verde, contribuindo para a mobilidade sustentável e com capacidade de reduzir a pegada carbónica dos usos individuais de viaturas.

Esta iniciativa resulta de uma parceria com a empresa Leiriense PRF, Gás, Tecnologia e Construção S.A., que desenvolveu o projeto de instalação de uma unidade de produção, armazenagem, abastecimento, mistura e injeção de hidrogénio para abastecimento de autocarros e aproveitamento do excedente de H2 verde para injeção e mistura na rede de gás natural, objetivo enquadrado no Plano Nacional de Hidrogénio.

O projeto que será depois “alargado às ligações entre as cidades de Leiria, Pombal e Fátima, no concelho de Ourém”, integra a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da Região de Leiria.

Close Search Window