CIMRL|

Durante o 1º trimestre de 2023 a rede de armadilhagem de captura de vespas velutinas instaladas na Região de Leiria, capturaram cerca de 9500 vespas, tendo mais de 90% sido capturadas durante o mês de março.

Com capturas efetuadas em todos os concelhos, estes dados estão agora a ser analisados pelas equipas municipais, por forma a definir as estratégicas de prevenção e controlo da vespa velutina a nível municipal, ao abrigo de uma coordenação intermunicipal.

Esta rede, que conta com cerca de 2500 armadilhas, está espalhada por todo o território da Região de Leiria, é alvo de uma monitorização quinzenal, e ficará instalada durante o primeiro semestre de 2023. Em função dos resultados obtidos será efetuada a avaliação da sua manutenção para lá deste período. Para além de proceder à captura da vespa asiática, permite monitorizar a disseminação desta espécie invasora por toda a região.

Solicita-se a melhor colaboração da população no sentido de não mexer nas armadilhas.

Pode obter mais informações sobre o Plano Intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, aqui.

Close Search Window