A aldeia totalmente recuperada e ainda habitada por algumas famílias serve de preâmbulo a um ecoparque sensorial pensado também para invisuais e pessoas portadoras de deficiências (mas atenção, não é totalmente acessível!).

A aldeia recebe anualmente milhares de visitantes e pelo facto de ser tão genuína já foi premiada pelo turismo de Portugal.

É um trilho pedestre com várias estações interativas e lúdicas que fazem as delícias das crianças, mas também com as várias formações geológicas – as pias – onde os ursos iam beber água. E nem falta o urso, que faz a alegria dos petizes e personifica a lenda que deu origem ao lugar.

Há jogos de sons e de reciclagem e é possível observar vestígios das vias romanas que conduziam a Olisipo (Lisboa) e Collipo (Batalha/Leiria). Um trilho que D. Nuno Álvares Pereira e as suas tropas terão certamente percorrido a caminho da famosa batalha de Aljubarrota (1385), tal como as tropas invasoras de Napoleão, quase 500 anos depois. Podes fazer piqueniques já que na entrada sul tens um belo parque de merendas ou, em alternativa tens, alguns metros abaixo, o restaurante Piadussa. Iguarias deliciosas não faltam. Experimenta a célebre morcela branca.

Close Search Window