CIMRL|

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, acompanhado pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, estão de visita ao CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, unidade de investigação do Politécnico de Leiria.
Na mesma ocasião, será subscrito o Protocolo de cooperação para a implementação do «Núcleo Colaborativo para a Energia Verde – Região de Leiria» (NCGREEN-ENERGY.PT), um projeto inovador promovido pela CIM da Região de Leiria, que cria uma rede de competências de I&D, e de novas tecnologias, com o desígnio de criar novos processos e produtos que contribuam para a disseminação de novas fontes de energia renováveis na Região de Leiria. Trata-se de um grupo informal coordenado pela CIM, o Instituto Politécnico de Leiria, e a NERLEI, e integra empresas do setor das energias verdes, com o objetivo de juntar competências nas diferentes áreas de desenvolvimento de novos projetos energias alternativas.
Este projeto visa ainda dinamizar e apoiar novos investimentos empresariais em áreas como o biogás, enquanto biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano. Por sua vez, o metano é um gás combustível, que pode ser aproveitado para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular. Estes tipos de projetos têm um elevado contributo para o problema de bioresíduos de origem animal, passivo ambiental que suscita a maior preocupação na bacia hidrográfica do Lis.

Close Search Window