CIMRL|

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, teve lugar, no passado dia 4 de abril, no Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens (EPLJ), uma conversa a partir da exposição itinerante “25 de abril: Rumo ao Cinquentenário”, com a presença de dois elementos da Comissão Executiva 50 anos 25 de Abril de Leiria.

Participaram na atividade cerca de 40 jovens do EPLJ, membros da direção, técnicos, professores e guardas prisionais. Nesta conversa de educação para a cidadania e inclusão sobre a Revolução de Abril foram abordados assuntos como o golpe militar, a guerra colonial, a falta de liberdade de opinião, os diferentes papéis sociais, os muitos constrangimentos e aspetos quotidianos da vida em ditadura, muitos deles vivenciados por Acácio Sousa, coordenador da Comissão Executiva 50 anos 25 de Abril de Leiria, enquanto jovem. Os jovens presentes apresentaram questões pertinentes sobre a sociedade de então e sobre a atualidade social e política, valorizando a democracia e a participação ativa de cada cidadão.

A exposição integra onze painéis roll-up que abordam aspetos como a ditadura, a revolução, o PREC, o artivismo e a democracia, entre outros, e ficou patente no EPLJ durante uma semana, numa itinerância pelas escolas dos dez concelhos da região.

Esta ação é promovida pela CIM Região de Leiria, numa parceria com a Comissão Nacional 50 anos 25 de Abril de 1974, o PNA – Plano Nacional das Artes, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Comissão Executiva dos 50 anos do 25 de Abril de Leiria, e integra o PIPSE – Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, projeto que resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2030 e tem o apoio do Fundo Social Europeu +.

Close Search Window