CIMRL|

No âmbito do funcionamento da Comissão de Acompanhamento (CA) do Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral (PROF CL) realizou-se em Proença-a-Nova no passado dia 12 de Setembro a terceira reunião deste órgão para, entre outros, aprovar a proposta de PROF CL.
A proposta apresentada pelo ICNF não sofreu ao longo dos últimos dois anos, quaisquer modificações estruturais, organizacionais ou metódicas, nem acolheu, até hoje qualquer proposta que o conjunto de entidades que constituem a CA (14 entidades além do ICNF) formalizaram.
Tendo-se iniciado os trabalhos desta CA em 2 de Agosto de 2016 jamais a proposta acolheu quaisquer contributos das entidades que a integram. A proposta que agora é submetida a discussão pública é na sua essência rigorosamente igual à que foi originalmente apresentada, não incorporando qualquer sugestão e contributo de nenhuma entidade.
Deste modo a CIMRL não subscreve a metodologia adotada de desconsiderar a sugestões apresentadas ao longo do processo pelas diversas entidades e de evitar alterar a proposta após a discussão e esclarecimento das mesmas.
Por outro lado, o facto do documento proposto ser fundamentado no Inventário Florestal Nacional de 2010, configura a avaliação realizada como defeituosa, desatualizada e completamente desarticulada com os critérios de ocupação espacial definidos nos Planos Diretores Municipais.
Entre outras considerações, a intenção de ampliar em 10% as áreas destinadas a novas plantações de eucaliptos nalguns dos concelhos da CIMRL e sem qualquer fundamentação técnica, compromete a possibilidade da CIM poder aprovar o proposto.
Pode consultar 

Close Search Window