CIM da Região de Leiria assina contrato de concessão do serviço público de transporte de passageiros por 4 anos
Decorreu no passado dia 26 de abril a assinatura do contrato de concessão para o serviço público de transporte de passageiros da Região de Leiria.
Com uma vigência de 4 anos, um valor estimado de 25 milhões euros, este contrato representa, no imediato, um investimento de 1,2 milhões de euros por parte da CIM Região de Leiria a título de compensação por cumprimento de obrigações de serviço público, garantido desta forma uma oferta de serviço público de transporte de passageiros, mesmo nos territórios de baixa densidade onde a exploração não é economicamente viável.
A nova operação, que nos termos contratuais inicia a sua atividade a partir de setembro de 2023, será executada por 115 autocarros, que irão percorrer aproximadamente 3,3 milhões de quilómetros por ano, e transportar cerca de 2,3 milhões de passageiros anualmente.
Garantida está também a articulação com as redes urbanas das cidades de Leira (Mobilis), Marinha Grande (TUMG) e Pombal (POMBUS), que embora estejam fora desta concessão irão articular-se quer a nível de oferta, quer a nível tarifário e bilhética.
Com este contrato, a CIM Região de Leiria dá um passo muito importante no sentido da garantia de uma oferta de serviço público de transporte de passageiros que responda às necessidades de mobilidade interurbana regional.