CIMRL desafia crianças e jovens da Região de Leiria a empreender nas escolas
Já está em marcha a 5ª edição do projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, este ano com muitas novidades. Pela 1ª vez, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo de ensino básico vão poder participar e juntar-se aos alunos do ensino secundário (regular e profissional), com desafios adequados a cada uma das faixas etárias.
O projeto de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL é composto por um conjunto de 3 programas educativos específicos, para diferentes níveis de ensino. No pré-escolar, as “Aventuras do Horácio” contam com um burrinho que vai desafiar as crianças a darem asas à sua imaginação, “a pôr as mãos à obra” e a apontar caminhos de sucesso. No 1º ciclo, alunos e professores vão dar palco às suas ideias e partir à descoberta do território, acompanhados pela mascote Gaspar. “Cria o teu futuro” constitui o desafio para os alunos do secundário (ensino regular/profissional), que como já vem sendo hábito, premeia as ideias mais arrojadas e inovadores apresentadas pelas equipas de alunos, levando a grande vencedora a representar a Comunidade Intermunicipal na Final Regional, promovida pela CCDRC e que este ano se realiza em Leiria.
As ações previstas para os mais pequenos inserem-se no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria e têm como principal objetivo o desenvolvimento de competências de criatividade, expressividade, imaginação, trabalho em equipa, comunicação, auto estima e autonomia e resolução de problemas. O “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020 e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.
Entre oficinas e colóquios acreditados para professores, visitas das mascotes às salas de aula e apresentação final dos trabalhos realizados, em mostras e/ou em concursos, a comunidade escolar dos 10 municípios associados (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós) está convidada a participar.