CIMRL|

O projeto DeepTechValleys já iniciou oficialmente. O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Europe e está a ser liderado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Macedónia Central (RDFCM) – Grécia, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, bem como com o Centro de Inovação da Lituânia, a Região Vasterbotten – Suécia, a Agência de Desenvolvimento Regional da Oltenia Sudoeste – Roménia, a Steirische Wirtschaftsförderung – Áustria, a Agência de Inovação e Energia – Eslováquia, a Agência da Catalunha para a Competitividade Empresarial – Espanha, e o Pólo Tecnológico Laval Mayenne – França, e ainda o parceiro consultivo Envolve Entrepreneurship.

O projeto DeepTechValleys visa melhorar as políticas regionais para fomentar a inovação tecnológica profunda, uma prioridade na agenda da UE.  A inovação em Deep Tech é um campo reconhecido pela sua possibilidade de aumentar o crescimento económico, criar empregos e enfrentar desafios globais.

Durante o projeto, serão realizados onze (11) eventos de Troca de Experiências (EoE), visando a troca de insights, melhores práticas e estratégias, entre as regiões parceiras, na área de inovação em Deep Tech. Este processo facilita um ambiente valioso para a aprendizagem mútua e contribui para a criação de políticas regionais mais eficazes. Estas políticas servirão, desta forma, como plataformas essenciais para este processo de aprendizagem inter-regional.

Cada evento EoE permite que as regiões parceiras partilhem as suas experiências e aprendam umas com as outras com base nos seus sucessos, desafios e melhores práticas.

O primeiro evento inter-regional de Intercâmbio de Experiências (EoE) teve lugar em maio de 2024, na Salónica, Grécia, com a duração de dois (2) dias. No primeiro dia, 28 de maio, os parceiros reuniram-se no Hotel Excelsior, para uma reunião de consórcio, para discutir alguns pontos gerais. Após uma calorosa receção e apresentação da agenda pelo parceiro principal RDFCM, os stakeholders de cada região apresentaram o estado e o potencial de inovação tecnológica do Deep Tech nas respetivas regiões, com perguntas e respostas e uma discussão interativa que se seguiu. Após um almoço de networking, os participantes realizaram um workshop sobre Mapeamento de Ecossistemas e Análise de Políticas, concretizando algumas atividades práticas com ferramentas visuais, partilhando melhores práticas e desafios. Por último, foi apresentado o instrumento de análise de políticas de cada região.   

No dia 29 de maio, os participantes tiveram a oportunidade de participar em algumas visitas de estudo, em locais que configuram o ecossistema Deep Tech na região da Macedónia Central. Primeiro, foi visitado o Centro de Pesquisa e Tecnologia de Hellas (CERTH), onde os visitantes tiveram a oportunidade de ver em primeira mão as mais recentes pesquisas e conquistas dos laboratórios do CERTH, bem como vivenciar o projeto Smart Home. Posteriormente, foi realizada uma visita ao i4bydesign, um centro de competências que aprimora o conjunto de competências da força de trabalho na indústria 4.0. Seguiu-se uma visita de estudo às instalações da Pfizer, uma oportunidade excecional para conhecer um escritório de tecnologia de ponta, bem como conversar com pessoas do ecossistema de inovação. Por último, os participantes visitaram o WalkAuth, o acelerador recém-criado da Universidade Aristóteles, que ajuda startups estudantis a iniciarem sua jornada empreendedora.

Ao longo de uma trajetória de quatro anos do projeto, os eventos EoE examinarão o panorama e ecossistema de nove países diferentes e das suas regiões específicas, onde todos os parceiros atuam e operam. Todos os parceiros estão dedicados e comprometidos em atingir os objetivos do projeto e nutrir o ecossistema Deep Tech e de inovação.

Para descobrir mais sobre o projeto DeepTechValleys clique aqui:  https://www.interregeurope.eu/deeptechvalleys

Close Search Window