Capturadas mais de 5000 vespas asiáticas na primeira monitorização à rede de armadilhas seletivas instaladas na Região de Leiria
Terminou a 2022/05/24 a primeira monitorização à rede de armadilhas seletivas instaladas na Região de Leiria. Foram capturadas 5067 vespas asiáticas, das quais 3192 vespas fundadoras (63%). Em todos os municípios foram capturadas vespas asiáticas, sendo que cerca de 70% das vespas foram capturadas em armadilhas localizadas nos municípios de Pombal (43%) e Leiria (27%). É também nestes dois concelhos que a densidade de vespas capturadas por km2 é substancialmente superior aos restantes concelhos. Pombal apresenta uma densidade de 13 vespas por km2 e Leiria uma densidade de 8 vespas por km2. A média dos 10 concelhos situa-se nas 3 vespas por km2. Todos estes indicadores vão agora ser utilizados para “afinar” a estratégica intermunicipal de combate à vespa velutina.
Recorda-se que esta rede de armadilhagem, para além de proceder à captura da vespa asiática, permite monitorizar a disseminação da espécie por toda a região. Durante os meses de maio e junho as armadilhas serão objeto de monitorização quinzenal. No final de Junho serão retiradas. Esta rede de armadilhas será novamente instalada no 2º semestre de 2022 e no 1º semestre de 2023.
Trata-se de uma ação financiada pelo POSEUR, no âmbito da candidatura STOPvespa_RL – Plano intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, que contempla, para além da instalação e monitorização da rede de armadilhagem, o fornecimento de equipamentos aos municípios, bem como serviços de eliminação de ninhos. Ações integradas na estratégia intermunicipal de prevenção e controlo da vespa asiática na Região de Leiria.
Pode obter mais informações sobre o Plano Intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, em. Print (cimregiaodeleiria.pt)
Colabore. Não mexa nas armadilhas.