CIMRL|

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa I.P., através do LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, irá dinamizar, no dia 26de janeiro de 2023, uma ação de educação para a cidadania, junto de algumas escolas do território, onde dezenas de crianças vão poder participar.

Falamos do jogo pedagógico «Agora falo eu!», um jogo de cartas, baseado numa iniciativa brasileira chamada De olho na escola, em que o objetivo passa essencialmente por alertar para a importância dos mais novos começarem a estimular os seus próprios hábitos de participação e envolvimento em diversas atividades, para que possam começar a contribuir ativamente e, logo numa fase mais inicial, nos processos democráticos.

A última quinta-feira do mês de janeiro de cada ano é o dia de celebrar a participação nas suas mais variadas formas. Este ano, o Dia Nacional da Participação celebrar-se-á no dia 26 de janeiro e foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 130/2021, de 10 de setembro de 2021, visa reforçar a orientação da Administração Pública para a criação permanente de valor e a satisfação das necessidades das pessoas, modernizando os seus modelos de gestão através de instrumentos de transparência e participação.

A participação cívica adquire, uma dimensão cada vez maior nos sistemas democráticos, pretendendo reforçar a confiança das pessoas nas instituições e envolvê-las nas mais variadas decisões em diferentes quadrantes da sociedade, sejam elas locais ou nacionais.

Este dia, pretende reforçar esta orientação, mas também divulgar boas práticas já implementadas, e identificar novas formas de participação que possam ser adotadas pela Administração Pública, contribuindo, assim, para um ecossistema de participação cada vez mais amplo e inclusivo.

Esta iniciativa insere-se no projeto PICIE – Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que resultou de uma candidatura da CIM Região de Leiria, aprovada no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, e tem o apoio do Fundo Social Europeu.

Close Search Window