CIMRL|

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria reuniu, extraordinariamente, na tarde de quinta-feira em videoconferência, para analisar a situação do território, no que se refere à Pandemia do COVID 19.
Dessa reunião, sai um reforço e um apelo à população para que mantenha todas as orientações decorrentes da DGS – Direção Geral da Saúde, adotando medidas e recomendações, que levem a uma menor propagação do Vírus.
Os Municípios da Região de Leiria estão articulados e unidos no combate a este flagelo e, perante o risco atual e a sua responsabilidade perante toda a comunidade, estão mobilizados para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização, para implementar medidas de prevenção primária adequadas ao nível de risco de doença, para detetar precocemente os casos de doença e os seus contactos facilitando a articulação e ligação aos serviços de saúde adequados, para assegurar uma resposta coordenada com outras instituições e organizações, sempre na perspetiva de salvaguardar as vidas humanas.
Um elogio ao trabalho desenvolvido pelas forças ligadas à Saúde, assim como à Proteção Civil, mostrando-se as Câmaras Municipais sempre disponíveis para colaborar no sentido de encontrar soluções, estabelecendo canais de comunicação mais estreitos com a Comissão Distrital de Proteção Civil.
Pretende-se acompanhar de forma efetiva e proactiva os casos que possam surgir, identificando cadeias de transmissão do vírus, para uma maior e mais eficaz facilidade de atuação.
Relativamente às questões sociais, todos os Municípios da área da CIMRL, desenvolverão as necessárias ações junto dos grupos mais vulneráveis, numa ótica de ação de combate a esta pandemia.
Naturalmente que a situação epidemiológica em Portugal requer especial responsabilidade por parte das instituições mas também por parte de todos os cidadãos.
A CIMRL apela para que seja mantida a serenidade e reforça a necessidade de cumprimento de todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde sobre o novo coronavírus.

Close Search Window