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Apoiar as famílias, através de programas de intervenção ou aconselhamento em matéria de educação parental, respondendo às necessidades específicas de educação, promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças é um dos grandes pilares do PIICIE 2020/2022 – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria.
O PIICIE está já na 2ª fase de execução, 2020/2022, e, além de dar continuidade ao trabalho das Equipas Multidisciplinares, caracteriza-se também pela realização de 4 atividades principais, que abrangem as áreas de intervenção prioritárias de Educação para a Inclusão Social e para a Igualdade de Género, Educação para a Saúde, Cidadania e Bem-Estar, Educação para o Património e a Multiculturalidade e Educação para o Ambiente, a Ciência e as Artes.
Na semana passada, a CIM Região de Leiria lançou o Programa de Capacitação de Parentalidade Positiva “Mais Família, Mais Criança”, na modalidade de intervenção grupal, com figuras parentais (pai, mãe, avós, prestadores de cuidados, outras) de crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, e que vai ser desenvolvido em 2 fases: capacitação das equipas multidisciplinares e, posteriormente, capacitação dos pais e da comunidade.
Esta ação de capacitação vai contribuir para melhorar o conhecimento dos pais, no que concerne ao desenvolvimento e educação das crianças, aumentando o seu reportório de estratégias educativas e ajudando-os a encontrar respostas flexíveis e mais ajustadas ao desenvolvimento e educação dos filhos, considerando-a determinante para o bem-estar de pais e das crianças.
Após as sessões de capacitação direta, num total de 18h, as equipas multidisciplinares PIICIE estarão preparadas para iniciar a disseminação do programa na comunidade e, posteriormente, proceder à sua aplicação com as famílias, em 12 sessões, abarcando as seguintes temáticas: 1) O comportamento das crianças é multideterminado: Razões para os problemas de Comportamento; 2) Princípios da parentalidade positiva e pais como modelo; 3) Brincar: Investir no futuro dos nossos filhos; 4) Brincar e Comentar: Investir no desenvolvimento dos nossos filhos; 5) Elogios e Treino da cooperação e obediência; 6) Recompensas e Sistemas de Pontos; 7) Dar ordens e estabelecer limites: a importância da previsibilidade e da consistência; 8) Ignorar e manter a calma; 9) Tempo de Pausa para comportamentos agressivos: uma segunda oportunidade; 10) Consequências para os comportamentos que não podem ser ignorados; 11) A comunicação positiva: Escuta Ativa e Mensagens Eu; 12) Planear o futuro & Celebração.
Desde o início deste ano letivo, as equipas multidisciplinares, contratadas pelos 10 Municípios que constituem a CIMRL, já acompanharam cerca de 1.300 crianças/alunos, tendo realizado mais de 5.000 sessões de intervenção (direta e/ou indireta), num universo total de aproximadamente 13 mil crianças/alunos.
As equipas multidisciplinares PIICIE continuam a contribuir para construção de uma escola inclusiva, com mais e melhor sucesso escolar para as crianças da Região de Leiria e são constituídas por técnicos de várias áreas de especialidade (Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Educação, Psicomotricidade, Mediação e Sociologia), que adaptaram as suas respostas ao contexto de ensino à distância que está atualmente em vigor, e dão resposta às verdadeiras necessidades das crianças e alunos, famílias e escolas, num trabalho em rede, consistente e sustentado cientificamente.
O “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2020/2022” conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

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