Arquivo Municipal da Marinha Grande recebeu reunião da Rede Intermunicipal de Arquivos da Região de Leiria
Realizou-se ontem, no Arquivo Municipal da Marinha Grande, a reunião mensal da “Rede Intermunicipal de Arquivos da Região de Leiria – RIARL.
Esta Rede de cooperação e partilha destina-se a monitorizar a atividade dos arquivos existentes na região e a difundir boas práticas, tendo sido criado um Grupo de Trabalho que reúne mensalmente, e que conta com a presença assídua do Arquivo Distrital de Leiria e do Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Dr. Pedro Penteado.
Na Marinha Grande, o Grupo de Trabalho, a representante da CIMRL e a vereadora do município da Batalha com o pelouro do Arquivo Histórico, Marta Cardoso, foram recebidos pela vereadora Ana Alves, que detém os pelouros da Cultura e Património.
Para além de uma visita guiada ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, que teve por objetivo proporcionar ao Grupo de Trabalho a troca de experiências, estiveram em discussão a elaboração de um modelo de Regulamento Intermunicipal de Arquivos e o projeto da Portaria de Gestão Documental para as Autarquias Locais, sob a alçada da Direção Geral das Autarquias Locais que, desde 2019, aguarda publicação.
Trata-se de um documento fundamental e determinante, no âmbito da atuação dos profissionais, no que concerne à gestão documental nos Municípios sobre o qual a CIMRL questionou a DGAL, em junho de 2021, relativamente à definição deste projeto de Portaria e quais as etapas seguintes, com vista à conclusão do processo, sem qualquer resposta, até ao momento.
A RIARL foi criada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em dezembro de 2018, através de uma Carta de Princípios subscrita pelos 10 municípios que constituem a CIMRL, aos quais se juntou posteriormente o Instituto Politécnico de Leiria, com o intuito de potenciar e promover, numa lógica de trabalho em rede, os espaços de arquivo sob a tutela dos municípios e de outras entidades, existentes no território, aproximando-os das comunidades onde estão inseridos.